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Uma breve Consideração sobre Cibercultura
Maria Inês Gomes Agra
Renata santos da Silva
Introdução
A sociedade ao longo do século XX vem sofrendo alterações frenéticas, de acordo com o novo modelo que o homem deu ao século XX, que até hoje o mundo vivencia está mudanças que acontecem de uma hora para outra, e por isso temos que nos adaptarmos a ela.
Consideram-se bastante importantes como essas mudanças, foram na verdade uma questão de necessidade do homem para buscar conhecimento coletivo, e buscar novos horizontes, com a invenção da tecnologia, tudo foi possível, o mundo tornou-se pequenos demais para tanta informação e comunicação do homem para o espaço.
Praticamente boa parte da população terrestre é movida pelo computador que deu a oportunidade do homem avançar mentalmente com o mundo de uma maneira geral, sem precisar desloca-se de um lado para o outro, apenas parado mais enfim conectado com o tempo e o espaço, denominamos esse fator de ciberespaço, e a partir daí, a cibercultura está ligada ao homem e a sociedade que neste contexto, a cibercultura é ilimitada.
Ciberespaço
O ciberespaço surgiu a partir do uso da rede de computadores através de uma necessidade de comunicação, que a partir do século XX, a tendência populacional aumentou demograficamente e a demanda de informações ficaram cada vez mais dinâmicas.
Outros fatores que podemos destacar no ciberespaço são: a indústria do entretenimento, comércio eletrônico, que ganharam espaço nas últimas décadas do século XX, entre os anos 80 e 90.
A internet tem se tornado um meio familiar de acesso a todos os tipos de informações, sejam elas, econômicas, sociais e culturais, rompendo difíceis barreiras geográficas de tempo e espaço. Se levarmos em conta, a tecnologia deu espaço para o homem explorar novos caminhos e buscar novas idéias, e só foi possível com a invenção do computador que muitos afirmam que este objeto tão apreciado por muitos indivíduos ajudam o homem a pensar.
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Educação na Cibercultuta
Cada vez mais a educação vem adotando hábitos gerados pela tecnologia. A educação vem utilizando várias estratégias para instigar as pessoas dessa nova geração a estudares consumidos objetos digitais.
Os jovens do século XXI são os mais que atendem a demanda do mercado consumidor, contudo são os mais que usam excessivamente a tecnologia e praticamente quase tudo que ela pode oferecer.
A educação hoje tem se tornando dinâmica com o uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula, cada vez mais as tecnologias criam ferramentas para atender a demanda de uma clientela de estudantes e educadores de forma geral. O sistema educacional brasileiro vem adotando medidas para o aperfeiçoamento da educação on-line.
O professor é o alvo desta nova era da educação, aderidas pelo sistema educacional que, embora não reconheça o quanto o professor é importante para a formação de alunos como destaque na sociedade. Por isso que é muito importante preparar o professor em todas as mudanças que a sociedades sofrem aos longos dos tempos.
A Cibercultura na educação é para que haja conhecimento de mundo através das redes sociais que possibilitam a relação do aluno e do professor com o mundo editado pela mídia. E o que se denomina a cibercultura na educação são, as ferramentas que elas podem oferecer para o desenvolvimento intelectual do aluno e do professor; como: memória, imaginação, percepção e raciocínio.
Na década de 90 a tecnologia disparou com o avanço da inclusão digital na sociedade brasileira junto à educação. Houve um novo cenário da educação brasileira no espaço da cibercultura, um exemplo que podemos destacar foi à criação da educação à distância, (EAD). Reconhecida de acordo com a Lei nº 9.394/96, onde o Brasil deu um avanço progressivo na educação brasileira possibilitando o estudo à distância para quem não pode freqüentar um lugar fisicamente apenas usando a o pensamento e o raciocínio na educação virtual. Então tudo que estiver ligado à tecnologia de fato torna-se cibercultura onde o mundo virtual torna-se um vetor de inteligência coletiva que podem ser compartilhadas, que cada vez mais necessitam-se seres renovadas.
A cibercultura, pois ela está em movimento com o mundo causando uma onda de sensacionalismo nas pessoas, instigando-as cada vez mais uma falta de insatisfação incessante do pensamento humano, pois acreditam numa necessidade de renovações ou em inúmeras, já que a tecnologia garante que pode oferecer determinadas ferramentas para a construção do tempo e espaço.
A cibercultura foi estudada por muitos teóricos, que alguns deles chegaram à conclusão que a invenção da tecnologia é utópica, ou seja, ela acontece na realidade e às vezes ela foge a realidade das coisas. A cibercultura mantém a universalidade e ao mesmo tempo em que dissolve a totalidade. Talvez seja porque o mundo esteja emergente demais, devidos as situações ao longo de todos os tempos da existência humana, a tecnologia pode ser efetivamente considerada uma solução e ao mesmo tempo um problema para toda a humanidade.
LÉVY, P. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.260 p.
BARRETO PAES VILAÇA NELMA. Os desafios da educação: a cibercultura na educação e a docência online. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 12, n. 3, p. 149-164, set./dez.2010.
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